Dicas para trabalhar home office
Muitas pessoas estão trabalhando de casa por conta do Coronavírus, afinal, estamos em uma época bem crítica do vírus. Para quem não está habituado, fazer o home office pode ser uma tarefa árdua, já que separar as responsabilidades do trabalho e de casa se torna uma tarefa bem difícil.
Trabalhar assim não é fácil como muitos pensam, e nem sempre é um mar de rosas. A disciplina é a principal ferramenta dos trabalhadores e empreendedores home based. Acordar cedo, se arrumar para trabalhar, ter horário para cumprir com as obrigações profissionais e horário de almoço, são elementos fundamentais para esta modalidade de negócios.
Uma pesquisa do site de busca de empregos americanos FlexJobs mostrou que cerca de 3% dos profissionais norte-americanos trabalham, na maior parte das vezes, de forma remota. Este número aumenta para 43% se contabilizar aqueles que fazem este processo uma ou das vezes por semana. Já o site de empregos Indeed, apontou que 16% dos trabalhadores remotos nos Estados Unidos são profissionais assalariados, adicionados à economia entre 2010 e 2017. O mesmo estudo indica ainda que o termo mais buscado em 2017 foi "trabalho remoto / em casa".
Os Estados Unidos servem como referência, não somente por sua economia, mas também pelas diversas formas de trabalho que surgem como alternativa para lucro, flexibilidade de horários e melhor qualidade de vida. E foi inspirado nesse modelo que a Assistência Remota chegou ao Brasil, em 2015, pelas mãos de Camile Just, CEO da Just Virtual Real, startup que forma e conecta assistentes virtuais com empreendedores visando facilitar diversas tarefas que tomam tempo e precisam de conhecimento específico.
E hoje, 100% das assistentes remotas que se formaram com a CEO e que estão conectadas com sua empresa na busca de novos clientes, trabalham a partir de casa. E, em tempo de crise com o Coronavírus, esta possibilidade ganha ainda mais força. “Todos nós nos preocupamos com esta pandemia, mas também temos nossas contas para pagar. A vida segue e temos que fazer algo. A impossibilidade de as pessoas saírem de casa faz muitas delas se preocuparem com seu futuro profissional. A empresas seguem com suas obrigações e ter alguém que cumpra com as funções necessárias com a qualificação adequada ajuda muito a fazer com que muitas empresas não tenham prejuízo”, afirma a empresária.
O know-how da Camile na gestão de pessoas e com o trabalho home office fez com que ela desenvolvesse uma cartilha para quem quer, ou vai obrigatoriamente, trabalhar em casa. “É preciso ter muita disciplina e saber gerenciar diversos outros detalhes para que sejamos produtivos. Nestes anos, fui aprendendo e observando muita coisa que faz grande diferença no dia a dia do trabalhador caseiro”, observa.
Camile Just indica que é importante que o profissional tenha um espaço reservado, que mantenha o diálogo com as pessoas ao redor, além de estar atento a outras distrações menores, mas que atrapalham na manutenção do foco. “As pessoas precisam encontrar um cantinho para montar seu escritório, com pouca circulação das pessoas da casa e sem distrações como televisão. Mas, se precisar utilizar um espaço compartilhado com a rotina familiar, é primordial ter uma caixa ou pasta para armazenar o material de trabalho. Conversar e fazer combinados com as pessoas da família, principalmente as crianças, é essencial. As interações pessoais, quando estamos em casa, são tentadoras, por isso o celular pessoal deve estar com as notificações desativadas e no silencioso”.
Outra questão que a empreendedora citou é sobre reuniões online, muito utilizadas por quem trabalha em casa. “Antes de entrar em reunião, confira se o áudio e microfone estão funcionando e se houver ruídos no local, use fone de ouvido. O microfone deve estar sempre fechado e somente abrir quando for falar. Avise as pessoas da casa que estará em reunião para que não seja interrompido. Uma sugestão, para caso tenha crianças, é criar uma plaquinha com símbolos que mostre que, naquele momento, você não pode interagir. E, principalmente, tenha clareza dos combinados com os superiores e com os colegas de trabalho”, recomenda Camile.
Já para a empresas e para os líderes, a CEO da Just Virtual Real, sugere o uso de aplicativos voltados para produtividade e acompanhamento. “É preciso que as empresas utilizem ferramentas adequadas para a comunicação de trabalho com a equipe, e o WhatsApp não é uma delas, porque nele as informações se perdem e os assuntos se misturam. O app Slack é uma ótima opção. Dividir as equipes conforme o que cada um pode entregar. O controle excessivo e a desconfiança sobre a execução do trabalho são pontos negativos. O importante é focar no que cada equipe entrega. Lembre-se que, para muitos, trabalhar em casa é uma novidade. Faça check-ins com as equipes que podem ser feitos por videoconferência, que não devem passar de meia hora, ou até mesmo por meio de uma planilha. Criar um momento de descontração, para falar do dia a dia, trocar memes, entre outros, deixará o momento mais leve. Afinal, a rotina será diferente, talvez com as crianças em casa ou tendo cuidados especiais com pessoas dos grupos de risco. Por fim, pense nesse momento como uma oportunidade de ouro para desenvolver a objetividade e a produtividade da sua equipe”, finaliza Camile.
É importante que fiquemos em casa e façamos a nossa parte para que isso passe logo e voltemos a nossa vida normal. Mas toda crise gera oportunidade para aprendermos algo.
E não esqueça de lavar as mãos constantemente!