Empreendedores seguem crescendo com criatividade
O que tem sido fator muito preocupante para o mundo dos negócios com o surto do Coronavírus no Brasil é a economia. Os empresários e empreendedores, em muitos casos, não sabem como será o futuro depois que a pandemia acabar.
Muitas empresas estão cancelando contratos e demitindo funcionários porque seguem sem perspectivas de lucros. Contudo, há uma parcela de negócios que ganharam ainda mais clientes e destaque neste período por atenderem os chamados serviços essenciais. E neste meio existem aqueles empreendedores que vencem a crise com criatividade e mais flexibilidade.
A Just Virtual Real, startup que conecta assistentes virtuais com empreendedores, visando facilitar diversas tarefas que tomam tempo e precisam de conhecimento específico, atua com diversas empresas em vários segmentos de negócios e possui clientes que, inclusive, aumentaram suas ofertas de serviço por necessidade dos consumidores. “Uma de nossas assistentes atende um médico que adequou suas consultas por videoconferência, e ela auxilia pacientes que têm dificuldade em se conectar. Além disso, teve reunião de prospecção com novos clientes nesta última semana”, com a CEO da startup, Camile Just.
Além da readaptação para conseguir atender uma necessidade constante, existem outras empresas que usaram ferramentas já existentes e a criatividade para manter o fluxo de trabalho. “ Um de nossos clientes aumentou a demanda da assistente contratada por ele para atualizações no blog. Ele buscou o caminho de informar e educar seus parceiros de negócios. Já outro, criou algumas ações online voltadas para crianças e o trabalho da assistente é auxiliar com os e-mails e no gerenciamento dessa comunicação”, revela a sócia da Justa Virtual, Michelle Diniz.
Os serviços mais essenciais como alimentação, seguem na ponta da economia e podem ser determinantes para uma luz no fim do túnel. “Nossos clientes da área alimentícia tiveram aumento de 40% por conta do delivery e decidiram investir no atendimento ao cliente. Mas, além disso, como forma de otimizar seus custos atuais, as empresas também contam com a gente para os trabalhos financeiros como relatório do fluxo de caixa dos próximos meses, entradas e saídas, pensando na saúde financeira. Temos clientes que investem nessa nossa expertise para evitar mais dores de cabeça no futuro”, diz Michelle.
Para Camile Just esse é o momento dos empresários e profissionais liberais olharem para os pontos cegos dos seus negócios, principalmente nessas áreas: digitalização dos seus negócios, fluxo de caixa, relacionamento com o cliente, seus produtos e serviços. E, claro, podem contar com serviços remotos especializados para apoiá-los nesse momento.